Notícias

Museu da Costa do Dendê
Museu da Costa do DendêMuseu da Costa do Dendê compartilhou a publicação de Táta Luangomina.1 month ago
O mais novo programa de TV da Bahia veio nos visitar! Abrimos as portas do Museu Da Costa Do Dendê e olha só no que deu.
Museu da Costa do Dendê
Museu da Costa do Dendê3 months ago
I Encontro Anual de Salvaguarda dos Patrimônios das Comunidades Tradicionais Afro-Brasileiras

TEMA: A Importância da Salvaguarda do Patrimônio Material e Imaterial da Cultura Bantu-Indígena.

18 a 24 de setembro de 2017
Museu da Costa do Dendê/Comunidade Caxuté
Valença/Bahia
REALIZAÇÃO: Museu da Costa do Dendê/ACULTEMA

O Museu da Costa do Dendê tem a missão de Salvaguardar o Patrimônio Material e Imaterial das tradições culturais de origem Bantu e Indígenas que se fazem presente no contexto da religiosidade do povo de terreiro de Candomblé na região da Costa do Dendê. É um espaço de diálogo e interação com os elementos naturais, identitários, econômicos e sociais que compõem o imenso acervo museológico de um museu vivo. A Costa do Dendê está localizada do território do Baixo Sul da Bahia, e compreende um ambiente natural que vem sendo ocupado/invadido/comprado por estrangeiros e não nativos queremos discutir sobre a questão do acesso e direito a terra enquanto espaço de salvaguarda da produção cultural em âmbito material e imaterial dos povos Bantu-Indígenas. Convidamos toda a sociedade para a discussão destes temas entre os dias 18 a 24 de setembro de 2017, dentro da Comunidade Caxuté, em Valença/BA.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 18 - SEGUNDA-FEIRA:

14h – O Design a serviço do sagrado: elaboração, ações e estratégias para construção do “PROJETO NDANDA-NLUNDA: COSTURANDO E TECENDO SABERES NO TERREIRO” com a Comunidade Caxuté. Márcia Ganem – Designer e Membro do Terreiro Caxuté.

19h – Gira de saberes - O Culto a Nsumbu – Senhor da Terra.

DIA 19 - TERÇA-FEIRA:

09h - Visita Monitorada com alunos da UNEB.

14h - Palestra - Ações Educativas na Comunidade de Terreiro do Campo Bantu-Indígena Caxuté - Mam´etu Kafurengá (Maria Balbina dos Santos).

15h - Palestra- Formação Docente para o Ensino e Valorização do Patrimônio Imaterial Afro Indígena do Baixo Sul da Bahia. – Mestra Mille Fernandes –

Dia 20 - QUARTA-FEIRA:

 Das 10 às 18h – Giro pela exposição Etnocultura de Almir Bindillati
 14h – Gira de saberes – Os minkisi do dendê e a produção do acarajé e do abará.

DIA 22 - SEXTA:

17h - Saberes e fazeres no culto ao Nkisi Nlemba.
Mediação: Mam'etu Kafurengá

DIA 23 - SÁBADO:

14h - Educação do Campo: práticas e politicas para preservação da memória biocultural dos povos tradicionais. Drª. Silvana Lima (UFRB).

15 - Palestra - Estratégias e Ações de Reconhecimento e Salvaguarda do Candomblé Kongo-Ngola (Nação Angola) na Costa do Dendê e a Memória de Mam'etu Kasanji. Palestrante Heráclito dos Santos Barbosa (Taata Luangomina) – Pesquisador UNILAB/UFRB e Diretor do Museu da Costa do Dendê, Membro da Comunidade Caxuté.

DIA 24 - DOMINGO:
10h - Visita Monitorada pelo entorno do Museu
Museu da Costa do Dendê
Museu da Costa do DendêMuseu da Costa do Dendê adicionou 11 novas fotos — em Comunidade Terreiro Caxuté3 months ago
Museu da Costa do Dendê
Museu da Costa do DendêMuseu da Costa do Dendê adicionou 9 novas fotos.3 months ago
Na tarde de hoje, na nossa IV Vivência Internacional da Comunidade Caxuté, tivemos duas mesas: a primeira "Descolonizando a Educação e construindo a Pedagogia do Terreiro" com Mam´etu Kafurengá, Profª Msa. Josiane Clímaco e o mediador professor Francisco Nascimento. A segunda mesa da tarde foi uma "Gira de saberes Bantu-Indígena" com nosso parceiro na Teia dos Povos o Tupinambá Bruno Diogo e o Taata Zingelumbondo presidente da ABENTUMBA.
Museu da Costa do Dendê
Museu da Costa do DendêMuseu da Costa do Dendê adicionou 4 novas fotos.3 months ago
Ontem na IV Vivência Internacional da Comunidade Caxuté, mesa sobre "Comunidades de Matriz Africana e o direito ao território" com Mametu Odemina, Andréa e Arielly (estudantes de Direito da Uneb com o GAJUP), Bárbara (Quilombo de Graciosa/MPP), Profº Ms. Diosmar Marcelino (Geografar/UFBA) e mediação de Taata Sobode.
Museu da Costa do Dendê
Museu da Costa do DendêMuseu da Costa do Dendê adicionou 4 novas fotos.3 months ago
E aconteceu na manhã de ontem, 08/08/2017 a Reunião ampliada do Coletivo de Pesquisa Koiaki Sakumbi, na Escola Caxuté durante a VI Vivência Internacional da Comunidade Caxuté.